7 modalidades e tipos de academia mais procurados atualmente
Conhecer as modalidades e tipos de academia existentes é muito importante para decidir o que ofertar para os clientes e aumentar a rentabilidade do negócio. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para você conhecer quais são essas modalidades e ter subsídio para escolher as melhores opções para seu estabelecimento.
Continue por aqui e entenda a diferença entre modalidade, tipos e planos de academia, atividades que podem ser ofertadas e mais!
1. Musculação
As academias que oferecem musculação tendem a ser as mais procuradas do mercado. O público é muito diversificado, afinal, envolve pessoas que buscam fortalecer e definir os músculos, mas também aqueles que querem emagrecer ou apenas manter uma rotina de exercícios. O investimento nessa modalidade é mais alto, uma vez que é preciso um número maior de equipamentos e um local que comporte todos eles e ainda ofereça uma boa movimentação para os usuários.
Que tal conhecer melhor a diária para as academias? Confira no nosso blog sobre a modalidade!
2. Lutas
As lutas também são muito procuradas nas academias. As principais são o Jiu-jitsu, o Muay Thai, o Boxe e as artes marciais mistas, o famoso MMA. São treinos ideais para aqueles que querem sair da monotonia e praticar uma atividade dinâmica, uma vez que as modalidades ajudam na queima de calorias e no fortalecimento muscular.
Para as academias, antes de apostar nessa modalidade, é preciso analisar as tendências da região para ter certeza que seu negócio vai dar certo. Ou seja, veja quais tipos de luta seus concorrentes oferecem e quais são mais procuradas pelo público-alvo.
3. Crossfit
O crossfit é um treino funcional de alta intensidade que ganhou muita popularidade nos últimos anos. As atividades são realizadas em equipe e exigem muito do condicionamento físico dos participantes. Mas, ao mesmo tempo, os resultados são rápidos e visíveis. Esse treino ajuda no emagrecimento e na definição dos músculos.
É uma atividade muito dinâmica e nada monótona, ou seja, dificilmente os praticantes desanimam ou deixam de frequentar. Assim como a musculação, exige equipamentos específicos que podem ser um pouco caros. Mas, como a procura pela modalidade, rapidamente os investimentos retornam para o negócio.
4. Danças
As danças são ótimas opções para oferecer em sua academia. Além de promover muita diversão para os praticantes, oferece energia e alto astral para os participantes, além de ajudar na queima de calorias.
Apesar de muito divertida, o público para essa atividade é reduzido. Por isso, se você deseja ofertar ela em sua academia, precisa fazer um estudo da região para entender quais tipos de dança já são ofertados e qual tem mais chance de sucesso.
Você sabe quais são os indicadores de desempenho para a sua academia? Confira o conteúdo que o Gurupass preparou para você!
5. Natação
A natação é a atividade ideal para aqueles que querem melhorar a resistência cardiorrespiratória. A oferta dessa modalidade é um grande diferencial para a academia, por ser muito atrativa para as crianças. Além das aulas tradicionais para pessoas que querem aprender a nadar, também é possível oferecer aulas de reabilitação fisioterápica e hidroginástica.
6. Funcional
O treino funcional ajuda na movimentação do corpo como um todo. Ou seja, é benéfica para a flexibilidade, equilíbrio, força, agilidade e aumento da massa muscular. É uma modalidade ótima para atrair novos clientes que não tem tanta experiência com exercícios físicos e querem deixar o sedentarismo de lado.
Além disso, os equipamentos para os treinos funcionais são mais simples e não demandam um alto investimento.
7. Pilates
O pilates é uma modalidade que pode ser feita em pequenos grupos ou individualmente. Essa atividade traz muitos benefícios para os praticantes, como o fortalecimento dos músculos centrais, equilíbrio, consciência corporal e previne lesões.
Se pensa em ofertar a modalidade em sua academia, você tem duas opções: com ou sem aparelhos. Ambos os métodos são muito efetivos e requerem um profissional qualificado.
Qual a diferença entre tipo, modalidade e plano de academia?
Os tipos de academia estão relacionados com o posicionamento do estabelecimento no mercado, o público que deseja atender e outros fatores similares. Já a modalidade diz respeito as opções de atividades físicas ofertadas pela academia.
Por exemplo, uma academia considerada do tipo boutique oferece serviços únicos e volta suas atividades para uma experiência incrível personalizada para aluno.
Já os planos são as propostas apresentadas pela academia para os clientes. Geralmente, dizem respeito as modalidades que o aluno poderá praticar, tempo de contrato e valor que será pago. Elas podem ser mensais, anuais, semestrais ou até mesmo diárias.
Além disso, existem opções como o Gurupass, um aplicativo que possibilita seus usuários a realizarem check-ins diários nas academias cadastradas, pagando por meio de créditos adquiridos no app, o valor escolhido pela academia. Acesse e confira mais sobre nossa solução!
Quais são os 4 tipos de academia?
Hoje em dia, existem quatro tipos principais de academia, sendo que todos são voltados para públicos específicos e ofertam diferentes modalidades. Venha entender um pouco sobre cada um deles:
1. Low Cost
O low cost é considerado o modelo mais comum. São academias com baixo custo de manutenção e mão de obra. Esse modelo equilibra a mensalidade com o preço do mercado, para manter a competitividade e evitar a falência. Comumente, elas têm um espaço amplo e os praticantes são mais livres para fazer os treinos.
Ah, mas vale ressaltar que não é só por que essas academias são chamadas de "Low Cost" que a qualidade é inferior. Elas têm um bom sistema de gerenciamento, estando preparadas para a manutenção de equipamentos e outras situações inesperadas.
2. Full Service
As academias full service contam com diversas modalidades disponíveis para os alunos escolheres. Pela quantidade de tipos de atividade, o investimento inicial é alto e os gastos com profissionais qualificados também. Apesar disso, são um grande atrativo para novos alunos, visto que o custo-benefício é grande.
Veja também: Os principais custos de uma academia e como contê-los
3. Academia Boutique
As boutiques oferecem serviços premium com muito valor agregado à rotina de treino dos praticantes. Aqui, o foco é na experiência personalizada dos alunos e, por esse motivo, as mensalidades tendem a ser mais altas. Nessas academias, é muito comum ter espaços de relaxamento, instagramáveis, cafés e equipamentos super tecnológicos.
4. Academia de Nicho
Já as academias de nicho são focadas em públicos e modalidades específicas. A grande vantagem desse tipo de estabelecimento é a facilidade em se tornar especialista e referência no ramo. O investimento inicial costuma ser maior, fazendo com que as mensalidades sejam mais altas. Isso faz com que o trabalho de retenção novos alunos seja consideravelmente maior.
Agora você está por dentro de tudo sobre as modalidades e tipos de academia. Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você e para o seu negócio. Continue acompanhando o blog do Gurupass para mais conteúdos como esse. Até breve!